JGEOTEC 2020

APRESENTAÇÃO:

As Geotecnologias abrangem todo um acervo de conhecimentos, métodos, técnicas e ferramentas que visam a obtenção e processamento de dados geográficos ou espaciais. É notória a incorporação da informação geográfica no dia a dia da sociedade e sua relevância para o planejamento e a toma de decisão. A participação da pesquisa acadêmica para o desenvolvimento e aplicação de geotecnologias tem atribuído um papel importante às Instituições de Ensino Superior (I.E.S.) nesta área, com um incremento considerável da produção científica e da extensão universitária.
No Estado do Rio de Janeiro, Núcleos de Pesquisas podem ser identificados em quase todas as I.E.S., o que levou em 2011 à realização da 1ª Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro – JGEOTEC 2011, organizada pelo Instituto de Geociências (IGEO) do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Inicialmente concebido para estimular a formação acadêmica no nível de graduação, este evento pioneiro contou com a participação de 64 alunos, com apresentação de 12 trabalhos em sessões orais e 22 trabalhos em sessões de painéis. O evento contou ainda com duas mesas redondas, uma palestra de abertura e 4 minicursos.
Em uma trajetória que demonstra o sucesso da JGEOTEC, o evento chegou a secionar, na sua segunda edição, durante o 4° Congresso Brasileiro de Geoprocessamento, de 11 a 13 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, Rio de Janeiro. A quarta e última JGEOTEC, realizada entre 05 e 08 de novembro de 2018 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus Seropédica, contou com docentes, discentes e ex-discentes dos cursos de Geografia da UFRRJ, UFRJ, UFF e UERJ e dos respectivos programas de pós-graduação, dos cursos de Engenharia de Agrimensura da UFRRJ, bem como estudantes de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil, incluindo demais profissionais da área. O evento superou os anteriores, com 154 participantes e um total de 62 trabalhos apresentados, sistematizados em cinco eixos temáticos: 1) Processamento de imagens; 2) Uso e cobertura da terra/Detecção de mudanças; 3) Educação; 4) Aplicação na Geografia Física; 5) Geoprocessamento dentre outras temáticas aplicadas.
Nesta proposta do que será a V Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, a JGEOTEC 2020 conta com a participação de docentes, discentes e ex-discentes (Graduação e Pós-Graduação) dos Grupos de Pesquisas com reconhecida experiência na área de Geotecnologias que desenvolvem suas atividades em universidades do RJ. O Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal Fluminense (UFF), como instituição proponente, vem incrementando sistematicamente suas atividades nessa área, em níveis de Graduação e Pós-Graduação. A V JGEOTEC apresentará aos estudantes realidades vivenciadas por profissionais atuantes na área de Geotecnologias, permitirá o intercambio de experiência entre grupos de pesquisa e facilitará a livre transferência de conhecimentos entre os mesmos.

OBJETIVO:

A V JGEOTEC tem como objetivo principal congregar a comunidade acadêmica e integrar os estudantes, pesquisadores e profissionais do Estado do Rio de Janeiro que atuam na área das Geotecnologias e suas aplicações, para compartilhar suas experiências através de debates e apresentação de trabalhos resultantes de Pesquisa Científica, Desenvolvimento Tecnológico, Ensino e Extensão.

PÚBLICO-ALVO:

A JGEOTEC 2020 visa principalmente estudantes de Graduação e Pós-Graduação das I.E.S., do Rio de Janeiro e de fora dele, que terão oportunidade de debater com seus pares os resultados de suas pesquisas e trocar ideias. O evento é abrangente e inclui também no seu público alvo, professores do Ensino Básico e Superior e profissionais da área e demais interessados. Os participantes do evento também terão aceso a debates de atualização na área de Geotecnologias e aperfeiçoamento técnico através de minicursos de capacitação.

Dr. Raúl Sánchez Vicens (GGE/UFF)
Dra. Angelica Carvalho Di Maio (GAG/UFF)
Dra. Paula Maria Moura de Almeida (UFRJ)

Dra. Carla Bernadete Madureira Cruz (UFRJ) – Presidente
Dr. Raúl Sánchez Vicens (UFF)
Dra. Angelica Carvalho Di Maio (UFF)
Dr. Rafael Silva de Barros (UFRJ)
Dr. Paulo Márcio Leal de Menezes (UFRJ)
Dr. Manoel do Couto Fernandes (UFRJ)
Dra. Paula Maria Moura de Almeida (UFRJ)
Dr. Gustavo Mota de Sousa (UFRRJ)
Dra. Monika Richter (UFF)
Dr. Vinicius da Silva Seabra (UERJ)
Dra. Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza (UFRJ)
Dra. Isabela Habib Canaan da Silva (UERJ)
Dra. Thaís Baptista da Rocha (UFF)
Dr. Phillipe Valente Cardoso (UERJ)
Dr. Marcus Vinícius Alves de Carvalho (UFRJ e IIS-Rio)
Dr. Rômulo Weckmüller Vieira (UFF)

Gabriella Ferreira da Silva
Gabriel dos Santos Duarte
Vandré Soares Viegas
Eduardo Ribeiro Lacerda
Julia Silva de Queiroz Lourenço Vaz
Diego Vicente Sperle da Silva
Douglas Martins Cassiano dos Santos
Raissa Kalaf de Almeida
Felipe Gonçalves Amaral
Bianca Lima Magalhães
Danielle Pereira Cintra de Senna
Debora Ferraz
Fernando de Souza Antunes
Giovanna Sanches
João Victor Zebende
Kairo da Silva Santos
Karina Costa de Almeida
Lucas Mendes Matias Sorrentino
Maiara Santos Silva
Mariana Ribeiro Vidal
Mariana Silva Figueiredo
Paulo Domingos Pires Teixeira Junior
Rodrigo Batista Lobato
Sarah Farias dos Santos Lisboa Borges
Suzana Barbosa
Tainá Moreira da Silva
Tiago Vendramini de Oliveira Santos

ANAIS DAS EDIÇÕES PASSADAS DA JGEOTEC:

O DAGEOP: Grupo de Pesquisas Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) reuniu todas as edições dos anais em: https://www.dageop.com.br/jgeotec